Quantos já tiveram coragem de ler...

Hit Counter

sábado, 29 de novembro de 2008

Comentários semanais

Esta semana vivemos uma pequena recuperação na econômia nacional e internacional e que talvez salve o ano do completo desastre econômico. Para quem é fanático por carros e pela indústria automotiva em geral, isto pode significar um alívio.

Coisas ruins vagaram em minha mente por várias noites durante estes meses e mais ainda nas últimas semanas com notícias nada animadoras sobre possíveis quebras de grandes fábricas automotivas. Para os leigos, uma quebra de uma empresa do porte da GM ou Ford poderia apenas soar como "apenas" (se é que existe alguém tão idiota a ponto de pensar desta maneira) a quebra de uma grande empresa. Se bancos e outras empresas do setor de serviço que geralmente são as mais suceptíveis a estas ondas de quebra-quebra podem falir, fábricas de carro também podem. Geralmente o governo é mais flexível a emprestar dinheiro para bancos salvarem seus balancetes, não sou economista e nem mesmo especialista em nada na área econômica, mas geralmente os bancos têm dinheiro de gente importante guardado, de estados, de empresas, e geralmente essas pessoas físicas e jurídicas importantes não podem jamais perder. O povo que se exploda como sempre. Mas voltando ao que norteia meus pensamentos...

Imaginem o mundo sem a GM ? (Eu não digo sem os seus carros, digo sem a suas fábricas, pois seria fácil esquecer os modelos lançados recentemente em um piscar de olhos). Quantos empregos seriam ceifados, quantos sonhos seriam quebrados. Existem pessoas que entram nas fábricas para trabalhar ainda novas e passam trinta anos lá dentro felizes e satisfeitas por todo dia contribuirem com a realização do sonho do carro zero kilômetro. Há pessoas que dariam a mãe para trabalhar nesta indústria (Eu não daria minha mãe não, mas faria de tudo também :-) _)

Não tenho dados sobre quantos empregos ela gera, mas devem ser muitos. Se somente a Ford de Camaçari emprega diretamente e indiretamente (dados achados pelo pai Google) 50000 pessoas (isto que é indiretamente! mas pelo tamanho do parque indústrial instalado é capaz de caber mais gente dentro, é maior do que Cajazeiras 35!) (Nota do autor do texto : Não acredito nem um pouco nesses números), imaginem quantos empregos a GM gera no mundo todo?

Imaginem se fossemos ceifados do direito de comprar os melhores automóveis do planeta (Ironic mode = ON )? sem piadas, seria ao meu ver a pior quebra da história da indústria mundial. Acho que esta quebra também não ocorrerá nunca, outras fábricas se juntariam a GM e quando ela ficasse boa de novo ela chutaria a bunda ou compraria a outra fábrica.

Chegaram a cogitar a fusão da Ford com a GM. Já pensaram em Cadilacs com cara de Lincolns?
Mustang com motor de Corvete C6 ou vice-versa ? Será que lançariam uma versão do Malibu com emblema Ford naquela grade linda ? Agora o melhor do melhor ! Já pensaram o impacto disso no Brasil ? Ecosport, Fiesta, Focus, todos usando motores família I da GM ? Nossa... deu até um embrulho no estômago pensar no Focus com motor 1.8 Flexpower andando tão bem quanto um Stilo. NÂOOO!!!

Governo americano, por favor, salve a GM. Se não for o Barak, que o senhor Tata se manifeste e salve esta gigante de suas próprias sandices, não permitam que a GM destrua alguns dos carros melhores do mundo. Geralmente quando duas pessoas se juntam, a má domina a boa. Assim é a vida, e a GM iria com certeza começar a querer cortar custos de maneira errada e acabar com bons produtos como o Focus.

O que a GM tem de bom no mercado hoje em dia ? Muitos produtos ! É... deixa eu ver... bem... ACHEI ! A OPEL! E para mim só ! Ah, tem o Corvete também e o Cadilac Escalade que acho bonitão também, e só. Vejam que ela espalha modelos Opel pelos continentes. Até no continente norte americano são vendidos Astras, mas pelo menos lá ainda não decidiram chamar o Astra de Cadilac Seville)

A GM agoniza há algum tempo, perdendo vendas ano após o outro como se fosse uma hemorragia interna que nenhum médico detecta. Mudem logo este médico, pois basta um exame simples para detectar uma hemorragia. Assim como vejo que é facil ver o problema da GM.

Para quem gosta de ler (Quem chegou até esta linha aqui, com certeza gosta !) vejam o editorial desta semana do Fabricio Samahá no www.bestcarswebsite.com.br. Ele fala justamente, sobre a GM, e... leiam lá, muito bom o texto... olha, sei que são preguiçosos, tomem logo o link: http://www2.uol.com.br/bestcars/editorial/atual.htm

Bons produtos na área automotiva, quando têm fornecimento constante, costumam se tornar sucesso. Se alguém da GM ler isto aqui, o que duvido muito. Pensem nisto!

Melhor lançar carros bons do que dizer que os seus modelos são bons sem serem.

Um bom fim de semana a todos !

2 Comentários:

Anônimo disse...

Caro Speedy Boy, você sabe de onde vem o maior funil de dinheiro da GM (fora outros, mas o maior deles)?

Resposta: da previdência privada dos ex-funcionários da GM yankee. Por incrível que pareça, grande parte da culpa é do sistema que ampara os aposentados GM.

Incrível né? Mas isto vem descapitalizando a GM ao longo dos anos, juntamente com outras falcatruas, é verdade.

Das montadoras yankees a GM é a que tem o "melhor" sistema de previdência privada para seus aposentados.

O que dizer disto?

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, afinal todos nós, algum dia, seremos velhos e aposentados, inservíveis para o mercado, inclusive nossos valorosos jovens de hoje ... como você inclusive.

PS: sou ainda o mesmo anônimo do longo comentário sobre o Vectra GT, só para constar.

Anônimo disse...

Em tempo ... o sistema é bom, só que para se perpetuar no tempo tem que obrigatoriamente haver crescimento permanente, da economia e do faturamento.

[ ]s.

Postar um comentário

Comente aqui sobre este post. Pode falar bem o mal, o blog é aberto !

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO