Quantos já tiveram coragem de ler...

Hit Counter

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

SUVs : Ceifando o direito a vida dos motoristas menos abastados.

Por favor, vejam este vídeo antes de ler o texto.




Não é um teste novo, não é um utilitário esportivo moderno, muito menos o novíssimo Honda Civic Si.

É uma aberração que anda ao nosso lado em todas as ruas da cidade, tirando a "vida" de 
4 simpáticos Dumies.

Poderia ser eu, você, seus pais, sua familia. Pessoas comuns que só podem ter carros pequenos, ou que optam por ter carros normais para andar no asfalto, já que não possuem fazendas ou praticam esportes off - road

Os SUVs para mim são a sintése do egoísmo plantado pelo capitalismo em cada um dos 
nossos corações.

Pode parecer palavras de algum pobre revoltado (Felizmente não sou pobre, muito menos
revoltado), mas a verdade é que as pessoas compram veículos deste porte apenas para 
aparecerer mais.

Algumas pesquisas mostram que em alguns modelos de pickups e utilitários, mais de 60% nunca viram barro em suas caixas de rodas

Outras pesquisas mostram que 90% dos utilitários esportivos de luxo nunca fizeram uma trilha. Muitos destes modelos tem tração integral permanente, e por mais que a eletrônica 
reparta as forças motrizes de maneira desigual entre os eixos quando não ha necessidade, ainda sobra alguma coisa em outro eixo, e isto desgasta mais o asfalto do que um 
carro 4x2. São modelos que geralmente são grande por fora e pequenos por dentro devido sua concepção, e que em crash test frontais tem desempenho ridículos

Estes veículos consomem mais combustivel, e levam a mesma quantidade de pessoas do que um automóvel de passeio, geralmente levando um egóista apenas que quer aparecer mais 
no trânsito.

Sei que vai ter um monte de gente com pensamentos típicos de idiotas capitalistas egoista pensando ao ler isto

"O dinheiro é meu, compro o que eu quiser"

Mas onde fica o direito de ir e vir alheio ? 
Se a liberdade de um termina quando começa a do outro cidadão, que direito este outro tem de ceifar minha vida caso me encontre em um cruzamento ? 
Como fica se eu bato de frente com um jogador de futebol bebado ou um playboy rico na contramão de madrugada??

Algumas pessoas (minha namorada que me perdoe, ela tambem fala isto as vezes e eu fico zangado internamente) teimam em dizer que vão comprar um
carro destes porque são baixinhas e assim seram respeitadas no transito

Pensem sobre o assunto e comentem aqui no blog... Talvez meu amigo Eduardo Meireles editor do excelente blog "Por um mundo melhor",
www.emeireles.blogspot.com é o endereço, (para os que não olham para a barra de sites parceiros) esteja certo. Alias tenho certeza de que ele esta certo. 
Entrem lá no blog dele e deem uma olhada em suas ideias sobre a sustentabilidade do mundo. Tem muito a ver com automóveis.  
Por um mundo melhor, compremos carros pequenos. Ajudará no engarrafamento, no estacionamento do shopping,no estacionamento do prédio, 
e no caso de algum acidente, ele te protegerá tanto quanto um grande.  

Basta exigirmos modelos seguros. Não é o caso de comprar carros inseguros como Uno e Celta, que são antigos mas de a indústria local passar 
a ofererecer veiculos pequenos para os endinherados pararem de usar jipões. Ja está na hora de lançar por aqui carros como Smart, Fiat 500, entre outros 
que são vendidos por preços caros até mesmo na Europa.

Se um Golf em sua geração mais atual do que o nacional sofre isto ao bater em um Sorento, imagina um UNO?


Agora vejam o quanto um carro pequeno pode ser seguro nestes vídeos abaixo. Quando a tecnologia esta ao lado
do motorista.

O sempre simpático Teff Needel narra


Mas se um Suv o pegar de lado, com certeza o final não seria feliz!

Abro espaço tambem para outra discursão.

Compramos carros caros com plataformas antigas embelezadas. É sempre notável o ganho em segurança de uma geração para outra nos veículos, mas no Brasil não vivemos isto. Ainda vivemos no tempo em que parecer é melhor do que ser, e por isso os carros aqui mudam de uma geração para a outra apenas em itens estéticos. Em alguns casos os carros até pioram de uma geração para outra em itens de segurança como farois, como no caso do Palio em sua ultima geração. 

Este vídeo mostra muito a diferença de segurança entre um Golf MK3 e um um Golf MK4 (O primeiro foi vendido aqui como importado entre 1994 e 1998) O segundo começou a ser vendido aqui em 1999 e até hoje é o mesmo. Ou seja, 2 gerações atras do atual europeu.


O teste de um Golf MKIV alemão (O mesmo que é vendido aqui até hoje e vendido lá de 1997 até 2005))

Aparentemente muito bom não é ? 

O teste de um Golf MKV alemão


Vejam como melhora o desempenho no teste de impacto no Modelo MKV (Não tivemos este por aqui, o atual nosso ainda é o MK4)

Agora a atual geração do Golf o MKVI, lançado este ano.


Deixo para vocês pensarem... Comprem carros pela aparência !!!!

Só para matar de raiva algumas pessoas...

Crash test do Sandero (Este tem um tal de Safety pack que não é disponivel no Brasil, e obteve apenas 3 estrelas no teste)


Carros de mesma geração porem feitos com muito mais respeito ao consumidor

Opel Corsa D 2006 (Não é o Brasileiro)


Fiat Punto (Mesma Plataforma do novo Corsa D europeu, creio que o Brasileiro tenha resultados diferentes por ter plataforma diferente, derivada da 178 do Palio e Idea nacionais. Mas creio não serem muito diferentes) 


Para quem quiser saber mais, visite http://www.euroncap.com/testresults.aspx 

Nesta pagina consta o resultados para todos os modelos vendidos na europa com comentários e notas dos crash tests. 

Legal morar na Europa. Você quando vai comprar o carro, ao invés de confiar na publicação da esquina, pode confiar em um instituto criado justamente para tratar da segurança dos consumidores. 

Será que um dia a indústria nacional permitirá isto ?

Procurei muito na internet fotos ou videos de Crash tests de carros como Uno, Gol GIV, Celta, mas não achei nenhum....

Situação parecida vivem os chineses... Mas pelo menos outros paises do mundo tem testados seus modelos com medo da invasão destes produtos pelo preço baixo e olhem o resultado.

Este é um video com 10 piores crash test da história. 

Lista de participantes e paises onde ainda essas merdas são vendidas

10 - Lada Priora (Russia)
9 - Mitsubish Express (China)
8 - Brilhance Bs6 - (China)
7 - Ford F150 (EUA)
6 - Jiangling Landwind
5 - VW Fusca (mexico)
4 - Chery Amulet (China)
3 - Vw Golf City (Africa do Sul)
2 - VW Kombi (Brasil)
1 - Algum Carro Russo não identificado.



Acho que vou mudar o nome do blog em homenagem a meu amigo Eduardo e fazer 

"Por estradas mais seguras" 

O que acham ?

Fiquem com Deus, e na proxima compra passem aqui no blog para ver se seu carro não é uma arma ambulante ou uma bomba ambulante.


5 Comentários:

Anônimo disse...

Podia rolar um teste do Civic, Vectra C(Brasileiro) e do Corolla né? Como seria?

Speed Boy disse...

Um... espera o post de domingo que você irá gostar.

Bom, só esclarecendo. o Vectra C não é Vectra é um Astra H. Não tem o vídeo dele, mas tem o resultado do Crash teste dele que é muito bom por sinal. O Civic foi super mal no teste e o Corola foi bem.

Abraços!!

Eduardo Meireles disse...

Grande Speed, obrigado pela recomendação...
sobre as suvs, nem sei se ainda preciso dizer alguma coisa.

Você já falou de capitalismo, de consumismo, de status, quanto à impressão de segurança você foi bem claro também...

olha, parabéns.
um abraço
www.emeireles.blogspot.com
www.oautomovel.blogspot.com

Anônimo disse...

� a prepot�ncia dos ve�culos de lazer movidos a diesel, combust�vel subsidiado para bancar a economia de um pa�s cuja economia usa um modelo equivocado de transporte de mercadorias, gra�as a decis�e$ infelize$ tomada$ no pa$$ado. � uma vergonha ver esses SUVs e Pickups de fim-de-semana, gastando a metade da grana para irem at� um sitiozinho improdutivo ao p� de alguma serra, levando a metade do tempo no trajeto, pois trafegam pelo acostamento. � a s�ntese da Lei de G�rson, isso tem que acabar. Chega. ABS, RT

Anônimo disse...

DE NOVO, pois saiu sem acentos:

É a prepotência dos veículos de lazer movidos a diesel, combustível subsidiado para bancar a economia de um país cuja economia usa um modelo equivocado de transporte de mercadorias, graças a decisõe$ infelize$ tomada$ no pa$$ado. É uma vergonha ver esses SUVs e Pickups de fim-de-semana, gastando a metade da grana para irem até um sitiozinho improdutivo ao pé de alguma serra, levando a metade do tempo no trajeto, pois trafegam pelo acostamento. É a síntese da Lei de Gérson, isso tem que acabar. Chega. ABS, RT

Postar um comentário

Comente aqui sobre este post. Pode falar bem o mal, o blog é aberto !

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO