Quantos já tiveram coragem de ler...

Hit Counter

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Carros que amo : Chevrolet Monza (atrasadissima!)










Como vocês viram na minha ultima viagem ao mundo digital, eu estava sem minha espaconave e por isso não podia vir até este mundo cheio de "zeros e uns".

Estou em lua de Mel com meu novo PC e acreditem, a informática é muito boa ! (Cidadão sem personalidade este Speed Boy não ?)


Estou devendo um texto sobre o Chevrolet Monza e hoje vou pagar minha dívida!


Não será um texto tão longo quanto ao do Vectra, pois tem tanto tempo que andei em um Monza que eu não tenho muito o que escrever, porém peço ajuda aos amigos do "Carro que Odeioo" para complementar.


Quem tem mais de 25 anos de idade com certeza sabe a imponência que era ter um Chevrolet Monza em sua Garagem durante os anos 80. Era mais ou menos como ter hoje um New Civic, só que acho que com mais glamouor do que hoje.



Naquela época carros importados eram coisa de filme, e tudo que podiamos ter eram modelos nacionais. Tinhamos um mercado que ganhou modelos recem lançados na Europa em meados da década de 80 como Ford Escort, Fiat Uno, Volksvagem Santana, Chevrolet Monza. Cada fábrica trabalhava focada no mercado que queria dominar. A Chevrolet sempre foi queria pelos carros fabricados com bom acabamento e mecânica confiável (Dizem que o Chevette já nascia com motor "Rajando" mas ai fica para outro cápitulo) e com o lançamento do Monza, fruto de um projeto mundial encabeçado pela Opel e seu modelo Ascona, a GM tinha o melhor produto nacional em sua categoria.



Ter um Monza era motivo de orgulho ! Em um momento em que a econômia do Brasil paracia estar engrenando, o Monza virou o sonho da classe média e vendia mais do que pão quente em padaria. Vejam amigos, que diferença.... Tinha um carro médio grande como lider de vendas durante 3 anos ! 1984, 1985 e 1986 foram anos de sonhos para o brasileiro comum. Ver nas ruas mais Monzas novos do que Chevettes era no mínimo intrigante.

Já pensaram se a Honda vendesse 20 mil Civics por mês?



Fruto do projeto J, o Monza nasceu em em 1982 em uma versão hatch 2 portas que era inédita no mundo. Ele tinha motor de 1.6 litros transversal familia II que foi considerado fraco para seu porte ná epoca. Seu desenho controverso não caiu muito no gosto da população e esta versão nunca foi muito vendida. Ainda em 1982 o Monza ganharia o famoso motor C18le que equipou este carro por muitos anos e que formou raizes tão fortes que até pouco tempo atrás era utilizado no Astra.



Em 1983 a GM finalmente lança o Monza Sedan, que ficou conhecido mais apenas como Monza. Engraçado. hoje em dia ocorre esta divisão mais claramente, mas naquela época o que vendia mais sempre tomava para si o nome principal. Neste ano a GM criou bases para começar a se tornar lider de vendas no seu segmento. Em 1984 o Monza foi campeão de vendas absoluto. Em 1985 o Monza deixou de ser um "Chevetão" e passou a contar com acabamento bem melhor na chamada "Fase II". Eram modificações lançadas para o modelo SL/E e que deram um aspécto bem mais moderno ao carro que mais uma vez seria lider de vendas. Ainda foi lançado o Monza S/R, primeiro esportivo de verdade da GM em muitos anos depois que parou de fazer Opala SS. Este Monza Hatch tinha acabamento diferenciado e motor 1.8 com comando mais bravo.



Em 1986 o Monza foi mais uma vez lider de vendas. Neste ano apareceu o modelo que mais gosto do monza. O Classic com pintura "saia e blusa" Eles podiam vir nas cores Marrom Metálico Escuro - Claro, Azul Escuro - Claro, Prata e Cinza Escuro, Verde claro e verde Escuro. Meu preferido era o Verde com interior marrom. Era muito lindo. Procurei muito na internet uma imagem deste, mas não achei nenhum.



Não vou ficar aqui fazendo cronologia, querem saber mais sobre esta história vão ao http://www.monzaclube.com/, ou melhor, http://www.monzaclube.com/histo/cronologia_MC.shtml que ja cai direto na história do Monza.



O Monza é um carro tão querido que nem aquele site que goza tudo que existe na face da terra, o http://www.deciclo.pedia.ws/ a famosa "Desciclopedia" não zoa.



Apenas para constar, leia uma passagem



"Monza é um carro produzido pela General Motors. Originalmente era um hatch de três portas, mas logo veio a carroceria sedã, com duas ou quatro portas, e seus motores podiam ser 1.6, 1.8, 1.8/S, 2.0, 2.0/S e 2.0/S Turbo (Preferido do Chuck Norris sendo o Monza o único carro de que se tem notícia de que Chuck Norris NÃO conseguiu capotar!).Teve inúmeras versões, como a 500 EF, campeã da 500 Milhas de Indianápolis e pilotada por Emerson Fittipaldi, a GLS, destinada aos gays e também a lésbicas e simpatizantes e a Clodovil, série destinada unicamente ao público gay. Também foi disponível com a carroceria Tubarão, que comeu o mercado dos concorrentes"



O site ainda fala com o bom humor de sempre sobre as versões do carro



"O Monza era um carro que era vendido em diversas versões agradando dos manos aos magnatas. As versões SL e GL, eram destinadas aos manos, já as versões SL/E e Classic eram para os magnatas. Ainda houveram versões destinadas ao público GLS como o Monza Clodovil, o Monza GLS e o Monza Xunning (Série especial somente vendida no Acre).Havia também o Monza Ellus,destinado ao público chique de doer.Trazia um jogo de sacolas com produtos da Ellus no porta-malas. A maior mosca branca das versões é a Hi-Tech, que já vinha com freios ABS, mas teve apenas 500 unidades fabricadas. "



Este site é muito engraçado. Se forem curiosos, procurem os textos sobre o Golf, e os carros da Peugeot. São muito engraçados.



Existiram alguns modelos do Monza que foram série especiais e como sempre marcaram época.

Em pesquisas encontrei um modelo que nunca vi a venda na Bahia, (afinal a bahia é terra de cabra macho). O Monza Clodovíl. Não sei qual a vantagem em se ter um carro com este sobrenome, mas os simpatizantes deviam comprar para ajudar a causa. Dizem que este modelo fez upgrade em 1994 para o GLS pois o mundo estava mais globalizado e agora tinham que ser diretos.
Existiram tambem o Monza 500 E.F, primeiro sedan com Injeção eletrônica da GM no Brasil, com acabamento esmeradissimo e super difícil de ser encontrado.
Monza Club que existiram em 2 versões, uma mais linda que a outra, sendo que prefiro a versão azul mais nova da copa de 1994 que era muito linda !
Monza Class que era um pacote com opcionais com preço vantajoso.

Monza Hi-Tech . Painel Digital ? ABS? ehehe tudo isso ele tinha de série !
Enfim amigos, quem nunca andou, quando encontrar aquele tio nostálgico (ou que não melhorou de vida no decorrer dos anos) peça para dar uma volta no Monzão. Depois venha postar aqui a sua impressão.
Abraços a todos!!!







































































11 Comentários:

Carlos disse...

Queria muito ser o primeiro a comentar este post... Afinal aprendi a dirigir em um monza 93 1.8...

Bem citado o monza Hi-Tech, até hoje discuto com muito conhecedor de carros por aí que dizem que este carro nunca existiu... e ainda afirmam o golf como melhor carro já produzido (montado) aqui no Brasil...

Parabéns Speed. to começando a gostar mais ainda deste blog.

Ricardo disse...

Eu me sinto previlegiado, pois tambem aprendi a dirigir no monza Classic do meu veio, se não me engano o ano do carro era 89 aquele azul clarinho...nooosssa que carro viu. Putz Grila!!!! Lembro da loucura que meu pai tinha por comprar aquele carro e depois de muito trabalhar pode comprar. Aff! o mundo acabou todo mundo achava que ele tinha ficado milionario era o primo rico..Mas realmente o carro era top, não tem um acessório no vectra hoje que não tivesse nesse monza. Desse monza ele migrou para o vectra 94 de onde veio a minha paixão hehehehehheheheh!!!!!!!

Agora como sempre a GM ficou devendo uma versão esportiva...mas a GM só pensa na versão de "LUXO" ai nois praibois que gostamos de ver carros e futucar não temos opções... carro esportivo GM acho que só o vectra GSi o resto é Marketing e plastico.

Parabens Speed historinha muito boa e me trouxe velhas lembranças.

Anônimo disse...

Speed parabens pelo seu post do monza sou fã de carteirinha deste carro (claro q sei q existem carros lindos e melhores atualmente!!!!) mas Monza é um Monza ,seja qual for seu modelo ou ano ,um carro que é até RESPEITADO por um site que sacaneia geral !!!!
Éhh fica dificil pensar em deixar de ter esse carro conservado por uns, destruido por outros , amado por muitos e odiados por outros , mas muito ,muito, muito bom mesmo de se ter e usar.Atualmente tenho um SL/E 93 Cinza 4 portas completissimo de tudo e conservado ,comprei em abril de 2008 ,meu primeiro carro(pois era meu sonho de consumo quando criança e tê-lo)e hoje estou felicissimo com ele , por enquanto nao quero trocá-lo por outro carro atual , quem sabe um dia eu enjoe dele hehehehe. Um grande abraço a vc e a todos
Giovanni Santos -
Penha -Rio de Janeiro

Anônimo disse...

olha só naum axo o monza um carro taum problematico assim tenho um 94 gls e é um carro muito bom conforto p viaja e tal sem fala no motor neh q original numa secunda bate 140km/h
o dia q eu enjooa dele compro outro mas monza sou fã brigadão ai velho abraço

Gato Mestre - RJ disse...

Só posso falar bem desse carro. Já são 15 anos andando de Monza. Já poderia ter comprado um mais novo. Mais estou muito feliz com o meu 95 GLS completão e tem até painel digital.
Párabéns pelo blog !!!
Gato Mestre - RJ

Luiz H - RJ disse...

Se o Gato Mestre falou eu assino junto ...
Meu primeiro foi um 90 SLE completão , foram 7 anos com esse carro sem problemas, apenas fazendo manutenção preventiva de praxe .
E a 4 anos tenho um 94 GLS também completão , painel digital e tudo mais que num carro top de hoje voce teria que morrer no mínimo nuns 45k do seu bolso...
E um ótimo carro, conforto, potência , estabilidade, economia, manutenção barata ...
Já poderia ter trocado também por um mais novo como um Astra , mas não o fiz ainda pq minha filha adora o Monza e pediu pra não troca-lo e porque também adoro o carro e ele me atende perfeitamente em tudo que preciso.
Sou membro do monzeiros.com e mozeirosRj , já da pra perceber como gosto do Monza ...
Parabéns pelo blog e pela matéria , abraço...

Anônimo disse...

Estou interessado em comprar um monza classic 88 alcool ou um escort europeu 96 gasolina. Qual é a melhor escolha

Anônimo disse...

HEHEHE sempre quis ter um monza,agora comprei um e adivinha, è um HI- TECH delicioso,ABRAÇO

jacsonprade disse...

cara... tenho um hi tech, procurei anos por um que me agradasse a finalmente encontrei um com 5000 km, dá pra acreditar, o carro "fede" a zero, é o xodó por onde passo, arranhão?? onde?? se pensa em achar um filé, olhe pro meu ho tech. Mas tem um detalhe... não tem dinheiro que me tire ele, já me botaram um vectra CD 1999 na mão por ele e recusei. não sou bobo.kkkk abração, e viva o monza o melhor carro que a Gm já lançou...

Anônimo disse...

nada haver essa história de GLS Monza é carro de macho, quem faz piada é que deve ser uma bixa enrustida.

tyo disse...

cara não existe monza turbo de frabrica!!!!!!!!!

Postar um comentário

Comente aqui sobre este post. Pode falar bem o mal, o blog é aberto !

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO