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terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Saudades : Hot Hatchs


Olhem esta foto acima. Poderia bem ser a foto de um encontro de entusiasta de carros esportivos aqui no Brasil.

Ontem ao escrever sobre o Opel Insignia encontrei um video interessante da BBC de Londres chamado Hot Hatchs. Então resolvi escrever sobre estes carrinhos que alegram a vida de seus proprietários, geralmente custando o preço de um carro maior.

Mas quem quer saber de preço quando o intuíto é ter emoção ?

Pagamos altos preços até para passear de banana-boat, quem dirá para andar em um carro feito especialmente para causar esta sensação.

Tambem chamados de "pocket rocket" ou foguetes de bolso, estes carrinhos geralmente deixam donos de barcas maiores comendo poeiras nas sinaleiras e estradas, causando raiva no motorista que foi ultrapassado e felicidade no dono do pequeno foguete.

O primeiro modelo que recebeu este título foi o Volksvagem Golf

Ainda em sua primeira geração conhecida no mercado americano como Rabbit, recebeu este modelo que alegrou a vida de muitos jovens. Depois dele todas as marcas queriam ter um pequeno foguete em seus catálogos.

Fora do Brasil existiram praticamente versões apimentadas de todos os modelos compactos.

Peugeot 205 e 306 GTi estão tambem entre os meus preferidos na França. Exitem praticamente modelos interessantes em todos os fabricantes. 

O que mais me impressiona é o quanto esses modelos são idolatrados pelas pessoas. Será que existe marketing melhor para um modelo do que ua versão esportiva? 

Participo de encontros de automóveis ha alguns anos e todas as pessoas param com a chegada de um modelo deste tipo. Geralmente são carros com mais de 10 anos de uso, pois aqui em nosso pais carro esportivo pequeno é coisa do passado. 

Infelizmente as seguradoras com seus apetites vorazes acabaram com o sonho de muitos jovens. Segurar um modelo esportivo pode custar 20% ou mais de seu valor quando zero kilometro. Usado a situação ainda se agrava mais. 

Hoje, como vivemos no mundo do parece mais não é, onde parecer é mais do que ser, e a intenção é causar inveja ao vizinho e não se sentir bem, os carros esportivos foram relegados a versões "SPORT". 

Assim hoje temos no mercado nacional os seguintes modelos :

Corsa SS 
Punto Sporting
Polo GT
Palio 1.8 R

E só... 

Ainda não vi o Punto t-jet. Quando eu ver algum em uma concessionária acreditarei que realmente ele foi lançado.

Realmente é triste.  Esses carrinhos não devem cativar pelo design. Eles devem cativar pela sensação que o motorista sente ao dirigi-lo. Mesmo sem ter um motor super forte, como no caso do antigo KA XR, o motorista sabe que esta guiando um automovel criado com intenção de dar emoção a condução.

Vou postar durante a semana os meus preferidos(Claro que de antigamente, porque de hoje em dia somente com importação independente)

Abaixo a minha lista

1º - GOL GT 1985 Preto (A sintese brasileira do que era o primeiro Golf GTi alemão) 

2º - Escort XR3 1.6 1986 Amarelo(Não andava nada, mas quem já andou em um sente saudades) 

3º - Corsa GSi 1995 Prata (O ultimo esportivo nacional de verdade)

4º - Gol GTi 1989 Azul com frisos prata (O primeiro modelo injetado)

5º - Gol GTS 1988 Vermelho 

6º - Monza S/R 2.0 1986 em qualquer cor

7º - Kadett GS 1990 Amarelo

8º - Escort XR3 1993 Prata

9º  - Uno Turbo i.e 1994 Vermelho

10º - Escort XR3 1990 Formula Branco (Amortecedores eletrônicos UAU)

Até amanhã com um especial sobre o Gol GT 1.8!





4 Comentários:

Anônimo disse...

ao falar dos atuais "esportivos" voce esqueceu de mencionar o Vectra GT-X2.0 8V HAUHAUHAUUAAUUAUAHUAUHAUHUAHUHUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUA
AHUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUHAUAHU
AHUAHAUHA! ! ! !!UAHUAHUAHUAHAUHAUAH! ! ! Desculpe... é que nao aguento falar o nome dele sem rolar de rir dos otários que compram esse carro com seu motor igual ao resto da linha comum e com suas rodas pretas bregas... pagam mais caro por perfumaria inutil!

E tambem do Golf GT 2.0 8v Flex.. hahahah! ! Esse eu rio pouco... hahahah!

Anônimo disse...

Completando, pessoalmente eu achava o Kadett GSi mais "esportivo" que o GS, afinal o GSi contava com mais recursos de mecânica como injeção multipoint, câmbio curto e radiador de óleo em relação à perfumaria pra diferenciá-lo do resto da linha, que era somente 1.8 monoponto. Enquanto o GS, tinha apenas o motor 2.0 carburado o cambio curto, e a perfumaria...

Então já vi muito nego na época do GS fuçando nos Kadett 1.8 carburado, as vezes trocando somente a relação de marchas e dando trabalho demais pros Kadett GS...

Camilo disse...

Mermão, nem preciso falar que vc esqueceu do meu Uno 1.6r Mpi 94, ne? hehehehe abraço!

Anônimo disse...

Esqueceu das façanhas do 1.6Rmpi 94 que tem praticamente a mesma mecânica do UT, além da manutenção ser mais barata melhor consumo e anda praticamente a mesma coisa!!!

vide comparativo da 4rodas (quando não sofria tanto jabá das montadoras) sobre o kadett gsi e uno Rmpi


não esqueça dos gm opala ss chevette gp, 147 rallie...

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