Quantos já tiveram coragem de ler...

Hit Counter

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Hot Hatchs do Brasil - Escort XR3 1.6 1984 - 1986



Escort XR3 1.6 1986 

Certamente este será um carro dificil de encontrar daqui ha alguns anos e que valerá dinheiro. Procurei no google e não achei nenhum. Na falta de um exemplar original, posto a foto de uma miniatura ! Achei alguns, porém eram todos versões criadas no quintal de alguma casa de subúrbio.

Deviam inventar uma lei que proibisse as pessoas sem cultura de comprar esses carros. (Iria usar outro termo, mas já recebi ameaças de pessoas via e-mail sobre pré conceito, logo eu, um cara pré-conceituoso ?) Essas pessoas são desprovidas de senso de beleza e ao invés de aproveitarem o bom carro que tem em mãos querem modificar ao gosto da moda do seu bairro.

Não vamos entrar nesta questão agora.... Mas se sua esposa estiver grávida, e tiver como desejo ter um Escort XR3 amarelo, prepare-se para seu filho nascer assim : (Dizem que as mulheres grávidas ao não terem seus desejos atendidos produzem filhos com a marca do que elas desejaram) Pois é impossivel de se achar um XR3 amarelo a venda. Logo na internet que tem até Ferraris de penca para vender.



Bom.... eh... Sim... ESCORT XR-3! (me desculpem mesmo, mas vi imagens chocantes no google images)
 
Lançado em 1983 como modelo 1984 o Escort foi o eleito para fazer o que o Golf tinha feito na europa 10 anos antes. Criar o conceito Pocket Rocket. (Tudo bem que o XR3 não tinha muito desempenho...) O carro foi revolucionário em sua época. Não tinha bancos Recaro, não tinha rodas de Golf GTi, mas ele era o mesmo carro lançado na Europa ! E em pleno Brasil ! A versão europeia tinha motor diferente, com injeção eletrônica, mas o restante era igual. As rodas, o interior com bancos esportivos, ar condicionado, vidros elétricos, kit esportivo, farois de longo alcance e de neblina. A imagem de um XR3 geralmente era associada a de uma linda mulher passeando calmamente pelas areais de uma praia paradisiaca. Em sua versão conversível então, despertava ainda mais paixão. 

O carro tinha seus pontos fracos. Péssima chaparia, motor com desempenho fraco (Era o velho conhecido CHT 1.6 derivado do Corcel II, que era derivado do Renaul 12 de vários anos atrás), porém não era da maneira descarada que acontece hoje. O motor tinha carburador e comando de valvulas especiais que melhoravam um pouco o seu fraco desempenho. Seu motor produzia 82,9 cv (Engraçado ler hoje em dia a potencia de um carro assim, com casas décimais) a 5600 RPM e tinha torque de 12,8 kgmf a 4000 rpm. O motor CHT era conhecido por ser ótimo em baixas rotações e deixava o carrinho esperto nas arrancadas, fazendo de o-100 em 11,9 segundos. 

Mas apesar de tudo, era um carro gostoso de dirigir, confortável, e esportivo. Trouxe para o Brasil um padrão até então desconhecido de qualidade de construção e equipamentos. 

É uma pena que por ser tão caro na época, tenha vendido menos do que outros carros esportivos, o que hoje em dia o torna um modelo raro nas ruas.

Os poucos que sobraram foram transformados em aberrações tuning. 

Se você tem um XR3 e quer tunar, pelo amor de dêus, troque por um GL, um L,  mas estragar esses modelos mais raros é uma agressão a nossa história automobilistica que já não é tão bem preservada.

Tem o modelo L especial de 1989 ou 1990, não me recordo bem agora, que tinha teto solar. Se você tunar ele ninguem vai saber que não era um XR-3 antes.

Abraços amigos e até amanhã com o proximo da lista, o meu tão amado Corsa GSi 











46 Comentários:

Anônimo disse...

Amigo, eu devo estar com mais sorte que voce no google. Heheh! Achei essas imagens de um Escort XR3 amarelo, que parece estar com o capo semi aberto, mas tá zeradaço e é mais fiel que o carrinho, pois já tem o farol de neblina embaixo do parachoque, um XR3 Conversivel no teste da revista 4Rodas e um Gol GT preto, inteiraço, tudo bem que nao é preto liso e sim preto onix e trocaram a seta laranja por uma cristal, mas o carro tá bonitao e dá até pra ver o adesivo GT no vidro traseiro.

Vou fazer uma observaçao, até porque eu vivi nessa época.. heheh! O XR3 amarelo nunca foi muito popular nesse modelo inicial, até o aparecimento do modelo 88/89 com a cor "amarelo citrino". Aí sim vendeu um bocado.

No XR3 de 83 a 86/87 as cores preferidas eram o vermelho, o prata, o branco, o preto e um meio alaranjado. Houve até um azul escuro muito bonito mas que nao rendeu muito nao. Eu lembro do aerofólio dele que era de uma especie de espuma. Adorava ficar apertando aquilo nos carros que eu via estacionados.. heheh!

Agora é estranho o Gol GT preto ter sumido... apesar de ser uma estufa, por ser apertado e raramente possuir ar condicionado, ele era bem mais comum que o prata e só perdia pro vermelho.

Estao os links pras fotos se quiser aproveitar. Os dois primeiros são dos Escorts e o ultimo do Gol GT preto Onix.

http://img254.imageshack.us/img254/1041/fsxr3ip8.jpg

http://djjaragua.vilabol.uol.com.br/escortcon.jpg

http://i15.photobucket.com/albums/a384/GusWRC_pics/Gol%20GT/Imagem953.jpg

Ton Santos disse...

http://www.pistonheads.com/news/default.asp?storyId=19101

Speed minha curiosidade me levou à esse artigo aí ó, acho que é interessante falar dele.
"FOCUS RS"
Já pensou um carro desse rodando no Brasil, acho que não é impossivel não.

P.S.

Sempre fui aficcionado por esses modelos, você se lembra quando uma vez na Interpoint, te falei que vi na paralela um Focus Hatch 2 Portas.
Aí voce me falou...
(...)Rapaz, só se alguem do litoral norte, que gostasse muito tivesse importado um(...)
Claro que não com essas exatas palavras...
Rsss
São Vagas lembranças.

Se tem um carro que um dia eu pensei em ter e era apaichonado era o tal do KA XR, Só de ver uma reportagem da 4 Rodas falando dele...
Rsss

Belo Post...
Esse blogo vai longe...

Speed Boy disse...

Grande Tom ! É sempre bom te ver por aqui! Cara... sou suspeito para falar sobre Focus. Apesar da paixão agora rola um certo trauma kkkk.

Nossa... lembrei agora quando vc me falou sobre este Focus 2 portas. Tem um pessoal em vilas que realmente gosta de comprar assim uns carros diferentes. Não me recordo se na argentina vende o Focus 2 portas. Se vender é mais facil de trazer do que da Europa.

O KA XR é exepcional ! Sem dúvida foi o ultimo carro nacional que pode se dizer que era um pocket rocket. Pena que seu motor era o mesmo do Ka de linha norma, então deixo este titulo para o Corsa GSI que realmente era exclusivo !

Abração!!! E quando vinher a salvador me procure seu pombo sujo!

Anônimo disse...

Belo comentário sobre o Escotinho. Um pouco depois da sua epoca tive um, em (99), fui o feilz proprietario de um modelo 88 Xr3 amarelo que fiz questao de deixar todo original. As rodas estavam riscadas arrumei, dei um jeito na pintura, mas infelizmente o velho motor CHT estava tao cansado que infelizmente nao compensava investir mais. Mas foi excelente carro, tive o prazer de peças em agencias na epoca (0 knm) que saudade desse tempmo. Hoje em dia guiamos verdadeiras latas de pastico computadorizado.

Anônimo disse...

so fala mal do escort quem nao teve um pos eu so tenho 3 deses dizem que e ruim na chuva mas esquesem de cuidar do velocimetro oquei.........

Anônimo disse...

analfabeto anônimo

Cristiano disse...

Bela lembrança do XR3.

Apenas complementando: aquele Escort que você comentou que tem teto (e que não é o XR3) é o LX, que saiu em 1989. Aliás, esse também é uma raridade (até mais do que o XR3).

Convido todos os que curtem o Escort a fazerem parte do Escort Clube:

http://www.escortclube.com.br/

Abraços.

Anônimo disse...

e ai, tenho um xr3 84 preto perola, inteiraço e todo original essa maquina faz muito sucesso pela sua personalidade e brilho.interessou, tamo aí, blz

Anônimo disse...

olha ai ,comentario muito forte messsmo, tenho 02 xr3 85/86 um vermelho rosso e outro sunburst, da ate vergonha de andar na rua, todo mundo fica olhando cara,falando serio e mesmo maravilhoso o design desta epoca,abraço a todos

Anônimo disse...

meu pai tem um escort xr3 amarelo ano 89 completo até com os manuais dentro do porta luvas,totalmente original.
quando saimos nosso carro é o q mais chama a atenção.isso q nos desfilamos no meio de carros carissimos e novos e todos só tem olhos para o nosso carro..
Se disperto um pingo de inveja desculpe ... :P é assim mesmo já estou acostumada..
se quiser mandar alguma foto mande para nosso emai-l galego@bol.com.br *-*

Anônimo disse...

sou de erexim rs e tenho um escort xr3 89,so me encomoda ta aquecendo muito o motor e olha que fiz cabeçote tudo novo.
acho que vou vender é completo teto,alarme,roda,vidro eletrico e trava.
interesados;robertopadilha60@hotmail.com

blogdoral disse...

Realmente eh lindo este carro... Se ainda interessar, segue uma foto real do XR3 amarelo... forte abraço!

http://img254.imageshack.us/img254/1041/fsxr3ip8.jpg

Blogdoral

Anônimo disse...

tenho 1 xr3 conversivel amarelo citrino ano 88 ,a mais de 13 anos. nao me arebendo esta muito conservado aonde passo faço muito susseço e nem penso em desvazer dele . tambem acho errado transfomar o carro , prefiro ele original se possivel vou mandar 1 foto ai sim vc vai ver um xr3 lindo

Anônimo disse...

carro do cacete... só me f.....

Anônimo disse...

escort xr3 é bom sim, se o motor esta aquecendo direto ranca fora a valvula termostatica q acaba o problema...

Anônimo disse...

O escort xr3 acho maravilhoso, mais quero deixar um elogio enorme e prazeroso de ter tido um CORSA GSI e atualamente tenho um belo e emocionante KA XR 1.6 05/05, se pudesse gostaria de ter 01 de cada. Bons tempos e mais tempo com meu KA XR.
valeu ford por ter deixado pelo menos um belo carro fabricado o KA XR.

Anônimo disse...

gostaria de compartilhar com os senhores, imagens de um belo XR3 ano 88, amarelo e com apenas 21000kms rodados.
http://picasaweb.google.com/GilianPrigol/EscortXR388#
espero que gostem, abraço a todos, Leandro

Anônimo disse...

já possuí um XR3, modelo 90, era o máximo, por onde passava era sucesso total, um verdadeiro sonho de consumo! sem qualquer exagero, comparando com os carros da época, é como se fosse uma ferrari hoje!

Anônimo disse...

Cara! tive um escort, modelo 90, conversível, amarelo,concordo totalmente com você, onde passava era sucesso total, todos tinham o sonho de possuir um. Quantas mulheres passearam naquele carro...... é realmente como se fosse uma Ferrari hoje!

Anônimo disse...

tenho um xr3 88 amarelo conversivel e um honda civic 05 preto ....a mulherada curte mais da uma volta de xr3 do que no civic q eh bem mais novo

Anônimo disse...

otimo post,
XR3 é realmente um marco,
mudou o conceito e deu origem a uma serie de carros da concorencia(gol GTS, Gol GTI, Kadett GS e GSI, Uno 1.5 e 1.6R), uma pena o motor original do proeto europeu não vindo para o brasi, ele tinha em 80 a mesma potencia do zetec rocam 1.6 8v do ultimo escort. Outro problema é a suspensão traseira com falha de projeto que tornava o carro inseguro
tem uma fotos muito boas neste site: http://www.motorpasion.com.br/geral-carros/outros/jovens-senhores-ford-escort/

Juh_Silveira disse...

amo do fundo do meu coraçao o XR3 Cabrio...tbm axo o cumulo ficar tunando uma obra de arte dessas.
eu estou com um, e estou aos poucos deixando originalzinho...embora estejam bonitas as rodas dele, kero as originais...na minha cidade é o que há pra chamar atençao, o meu McFord!

Anônimo disse...

Boa noite! Se vc realmente gosta de XR3 assim como eu vai achar alguns raros exemplares deste carro no site reginaldo de campinas. Vale a pena conferir! Há algumas raridades com baixa km tanto no modelo convencional como no conversível. Um abraço!!

Marcossi disse...

amigo nao sei se ainda esta procurando, mas em conselheiro lafaiete tem um xr3 amarelo que foi de apenas 4 donos, valendo miseros 12mil.
agora se tiver afim de pagar 15mil em um conversivel intacto, te vendo o meu, oq acho, tenho tbm um escort L unico dono com menos de 100mil rodados ta interessado.

Anônimo disse...

Odair Simões
Eu q tenho um escort XR3 ano 86, se alguém se enteressar estou a disposição.
sou de MG
contato:
Cel:03391164479 "TIM"
03384531599 "CLARO"
email: odairfw@hotmail.com
odairsimes@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Acho que o Escort teve muito mais presença que o Corsa Gsi a Ford deveria ter dado mais atenção à mecânica...

Anônimo disse...

EU AMO O ESCORT TENHO UM XR3 90 ORIGINAL E COCORDO COM A QUESTAO DA SUSPENCAO REALMENTE E FRACA...........

Anônimo disse...

Olha, tenho um XR3 1984 vermelho. Ele ainda está com mais de 90% de originalidade (inclusive a pintura), é um carro muito bom para o uso diário, mesmo 27 anos depois, ainda chama a atenção por onde passa, e onde qualquer carro da categoria dele vai, pode ter certeza que ele vai também.E como disseram no início do post, ele já é um automóvel difícil de encontrar e por isso seu preço está subindo.Quem gosta compra, e as vezes paga até mais do que um carro mais novo, só pela satisfação de realizar um gosto. Gosto é gosto, cada um tem o seu, Eu tenho um XR3.

pauloroy@linkbr.com.br

Anônimo disse...

eu tenho um xr3 amarelo 88 original
completo ...cht 1.6
vendo ele por 10 mil c eu alguem enteressa entra em contato no msn .
denisbuzines@hotmail.com
flwss .

Anônimo disse...

Boa noita amigos, eu tenho um XR3 original até de pintura, preto mas está tipo corintiano tem partes brancas que é o fundo da pintura,mas está precisando de reparos somente nas caixas de ar, mas estou mantendo ele original.

Anônimo disse...

Corsa GSI e Ka XR duas lindas máquinas, tenho um Ka XR 01 deixa mto 2.0 no chinelo e um conforte excepcional (pra duas pessoas rsrs) um abraçoo belo blog!

Anônimo disse...

comprei um xr3 84 preto...precisa de uma reforminha...mesmo asim...acho ele lindo!!

guarda móveis disse...

Adoro o xr 3, um ótimo carro ainda hoje.

Anônimo disse...

Na minha opinião, foi o melhor esportivo nacional lançado até hoje. Não foi uma simples faixa ou adesivo para dizer que é esportivo como vemos hoje, o carro tinha um visual totalmente diferente dos l,gl ou guia. Aqueles faróis de todo tipo, o teto solar, aerofólio,bancos envolventes, as rodas formando um trevo de quatro folhas, pra mim era demais. Quando este modelo foi lançado em 84, eu tinha 16 anos e fiquei doido pelo carro e estou até hoje. (uma pena que eu não tenha um). Abraços.

Anônimo disse...

sou mais O Ford ka XR 1.6 ele é mara com suas rodas mara, economico tudo de bom o baixinho lindinho.

Anônimo disse...

eae galera tudo bm?? meu nome é vinicius, tenhu 20 anos. comprei um xr3 amarelo, u kindim. akabei brigandu cm o ultimo dono, nunk vi uma pessoa taum porca e descuidada. mas graças a Deus to conseguindo reforma ele. ta todo original, só rebaixei moderadamente até a altura do pneu. o carro é 1.6 cht, mesmo cm fama de fraqinhu ja dei mto laço em AP. valeu galera, tenham um ótimo final de semana. tchau. obs: é dificil axa um clube do escort aqi no sul. alguem sabe algum, sou de sao leopoldo.

Dj GIGA * PQ AKI O FUNK ESTRALA* disse...

KKKK...... Perdi horas lendo todos os comentários sobre o Escort XR3.
Bom meu nome é Jean Gama, e gosto de comprar uns carrinhos mais antigos para poder vender e ganhar um dinheirinho....E pasmem.... achei jogado em uma garagem um Escort XR3 Preto, completamente impecável todo original, motorzinho CHT transversal.... chega a ser engraçado.... e o que mais me deixou pasmado, é que o bicho é a Alcool. agora não sei se foi uma adaptação ou se ele é alcool mesmo. O interessante é que no documento esta alcool.... Estou com ele achei ele bem confortavel para o ano dele. Minha EcoSport não fica muito a frente dele não.... Agora alguém consegue me dizer o valor de revenda deste veiculo pois eu não o encontro em tabela nenhuma. O primeiro Escort na FIPE é 85, e ainda é a gasolina. KKKKK Chega a ser engraçada mas ultimamente veio chamando muito a atenção com o negão cachaceiro!!!! Abraços.

Anônimo disse...

Eu sou apaixonada por um Escort Xr3, tenho 16 anos e fico pasma qndo vejo um, acho lindo e maravilhoso, meu pai já teve 3 tipos de escort, inclusive o europeu vermelho 90 (alguma coisa), que andava pra caramba, minha mãe aprendeu a andar com ele, qndo eu nasci meu pai tinha um escort prata 80 alguma coisa, (q eu ñ lembro mto bem o ano certo) hehe, mas até hj acho um carrão... Gostaria de ter um como relíquia, afinal cada ano q passa ele fica cada vez mais raro!

Renato Scabar disse...

Boa noite pessoal. Estou de olho num Escort XR3 prata 84. O preço tá meio salgado, mas por ser o primeiro ano dele, imagino que terá mais valor no futuro. Estou certo ou errado?

Anônimo disse...

Tenho um XR3 1990, Comprei há uns 18 meses e estou acertando todos os detalhes, por menor que sejam. Está ficando impecável, zerado mesmo. Parece que saiu da concessionária ontem!
Semana que vem vai ficar mais umas duas semanas descansando, agora pra fazer toda a tapeçaria.
Ele é aquele azul caribe, completaço, com ar condicionado inclusive. Ando de vez em quando com ele, mas me dá muito mais prazer do que andar com o meu Linea 2012, esse sim o carro "de bater" durante a semana.
Abraços a todos!

Taneesha_Kapoor disse...

Very cute your foot print design i like that.
http://www.taneeshakapoor.com/

Anônimo disse...

Oi
Eu tenho um XR3 Conversível, ano 86, branco
Documentos em dia.
Quero vender, quanto acham q eu poderia pedir por ele?

Anônimo disse...

Contatos sobre o XR# conversível, ano 86 branco para venda através do email: delcifs@hotmail.com

Anônimo disse...

Tenho um XR3 conversivel 87 e o carro eeah d++, sou apaixonado por ele, aprendi a guiar nele, vi muitos coments de pessoas pedindo o valor dele, mas pra mim não tem preço e o meu eu nao vendo nem troco por nada... CARRÃO shooow de bola, tenho muito gosto nele!!!!!!!

Anônimo disse...

Merda de blog desatualizado desde 2009, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

temei a cristo que ele o abençoara disse...

sou um dos poucos que tem um xr3 original com to fitas recibo em branco em dia adoro esse carro muito valente e economico

Postar um comentário

Comente aqui sobre este post. Pode falar bem o mal, o blog é aberto !

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO