Quantos já tiveram coragem de ler...

Hit Counter

sábado, 6 de dezembro de 2008

Carros inseguros: Chevrolet Corvair



Chevrolet Corvair


Um carro pode ser tudo que a sua propaganda quiser que ele seja. O vídeo é longo mas vale a pena ser visto. Isto é um carro lançado em 1960 ! Se tudo isto que é mostrado no vídeo foi feito com um modelo normal de produção realmente, bato palmas para a GM.



Este é Chevrolet Corvair. Um veículo criado para lançar quebrar padrões.

Ele utilizava uma plataforma nova, um conceito novo, tudo novo. A GM esperava que ele tivesse o maior sucesso, pois usava uma formula que deixou a Volksvagem famosa em todo mundo a do motor traseiro, em disposição boxer (seis cilindros opostos ou como alguns chamam, V em 180º).Este motor tinha 80 cavalos em sua versão inicial e era totalmente feito em alumínio para ter uma boa dissipação térmica.Ele foi uma resposta aos carros que invadiram os EUA após a II guerra mundial, que compactos, econômicos e tinham comportamento esportivo. 

Este interessante carro foi o pioneiro na categoria "pony cars" e por causa da categoria que ele mesmo criou, foi descontinuado em 1969 . 

Foi algo de críticas pesadas no livro "Unsafe at any speed" ou Inseguro a qualquer velocidade no nosso bom e velho idioma lusitano. Ralph Nader um jovem advogado, apontava falhas graves em seu projeto que fez com que a GM revesse vários pontos no modelo de 1965. Nader dizia que a concepção mecânica do carro causava perda de controle com facilidade, o que não deixava de ser verdade devido a sua concepção de motor trazeiro, assim como o Porsche. Esta caracteristica era mais acentuada em suas versões mais esportivas, vendidas como Corvair Monza. Ainda o modelo apresentava problemas de contaminação da cabine por monoxido de carbono produzido pelo motor, defeito compartilhado tambem pelo VW Fusca, fato que os impediam de serem usados como taxi em algumas cidades americanas. 

Apesar destas deficiências, foi o primeiro carro bem vendido na história americana que utilizava o conceito de contrução em monobloco e em menos de 10 anos de mercado vendeu quase 2 milhões de unidades. 

A construção da suspensão do Corvair, conhecida como "Swing axle" era a mesma utilizada anos a fio por VW e Mercedes-Benz em seus veículos mas o Corvair teve o azar de ser usado como estudo de caso no livro de Nash. Este tipo de suspensão tem vantagens em relação aos modelos com eixos rigidos, mas tambem causavam problemas. Suas caracteristicas mudavam a cambagem das rodas em curvas o que causava instabilidade e eventualmente ocasionava uma derrapagem forte ou uma rodada. A Mercedes-Benz utilizou durante anos este tipo de suspensão, inclusive no modelo 300SEL 6.3 considerado por muitos o sedan mais rapido do mundo durante anos. A GM mudou o sistema do Corvair no modelo 1965 e lançou-0 com um sistema de suspensão independente de verdade.

Vejam este interessante vídeo de um programa onde a insegurança nos veículos é o tema central.



Interessante a preocupação dos americanos com a segurança. Ou seria apenas um advogado 
oportunista querendo fama ao custo da difamação de um excelente produro ?

Independentemente desta questão, Nader foi o primeiro a lutar a favor dos consumidores no
mercado americano. Depois dele varias ações foram movidas contra a indústria e os carros
se tornaram mais seguros. Para ocorrerem mudanças, devem ser tomada atitudes. As indústrias
de automóveis são como qualquer outra empresa comum. Elas visam o lucro. E quanto mais
lucro melhor. Ninguem vai fabricar um produto melhor sem precisar. A necessidade deve ser 
criada por nós, consumidores.




4 Comentários:

Anônimo disse...

Filhote, não viaja tanto assim não! Pesquise um pouco mais antes de colocar coisas aqui no blog... eu acho ele tão legal, mas vejo coisas que me entristecem! Se os loucos do Vectra Clube(nem todos são, só alguns) lerem isso aqui eles vão cair de pau em cima de ti pra te desqualificar! Heheh! O advogado que ferrou com o Corvair não se chama John Nash e sim RALPH NADER, o proprio vídeo do moleque de oculos fala isso... John Nash era aquele matemático maluco que foi representado pelo Russel Crowe num filme!hahah! Corrige isso aí...

Abraços !

Speed Boy disse...

foi mal... eu estava com sono quando escrevi e tinha acabado de ler algo sobre Nash. Muito bom por sinal o filme do Crowe, assisti a pouco tempo. Ótimo para ser assistido quando tudo da errado em sua vida, mas você consegue dar volta por cima. Obrigado pela correção.

Abraços!

Anônimo disse...

Está faltando um bom Ralph Nader no Brasil para forçar as montadoras a fabricar veiculos menos mortiferos, aquí se morre muito nos carros e pelos carros. Os autos precisam ser redesenhados para que parem de passar sobre o pedestre, para que não consigam se aproximar das curvas com excesso de velocidade e para serem automáticamente bloqueados se o condutor estiver embriagado ou sonolento....
A reparabilidade do carro "brasileiro" também é baixa demais, porque há marcas e modelos demais da conta, essa "fauna" tão diversificada encarece a manutenção e torna impossivel se ter uma frota em bom estado.
Obrigado.

antigaspaixões disse...

Ralph Nader,um imbecil,idiota que com vistas na fama fácil difamou um grande projeto,e quem duvidar e só conferir ao vivo aqui na minha garagem,pois tenho um 2doors lindo.

Postar um comentário

Comente aqui sobre este post. Pode falar bem o mal, o blog é aberto !

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO