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quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Indice de Reparabilidade : Você sabe o que é ?

Vocês sabem o que o indice de reparabilidade? 


Algumas publicações divulgam estes números e até levam em conta os mesmos para darem notas aos veículos em seus testes.

As seguradoras utilizam estes números para estabelecerem valores de prêmio e de franquia para os modelos por ela assegurados.

E você pode econômizar alguns reais aprendendo a avaliar estes números.

O Indice de reparabilidade foi Criado pelo Cesvi Brasil, uma entidade que se preocupa com a segurança viária no Brasil. Ainda não é um trabalho como o do Euro-NCAP mas é um começo. 

Se somos um  país pobre e não podemos produzir automóveis seguros, pelo menos vamos comprar carros baratos para consertar.

Entenda a classificação

O CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo.

A classificação funciona da seguinte forma: quanto MENOR o número do grupo, MELHORES as suas características de reparabilidade.

Os grupos seguem uma escala de 10 a 60, sendo 10 o melhor grupo.

Exemplo: 
No seguinte gráfico, o veículo A é o que apresenta uma reparabilidade melhor, tendo, portanto, características que tendem a tornar seu conserto mais fácil, rápido e barato.

 
   
 

Entenda os critérios utilizados pelo Car Group para elaboração destes números.

Critérios Utilizados

Os estudos técnicos realizados pelo CESVI para a elaboração do CAR Group se baseiam em normas utilizadas pelos membros do RCAR (Research Council for Automobile Repair), um conselho internacional de centros de pesquisa especializados em reparação automotiva e segurança viária.

Veja alguns dos critérios utilizados na formação da tabela:

  • A tabela contém veículos fabricados no Brasil e no Mercosul e veículos importados. 

  • Estão excluídos da tabela veículos fora de linha de produção, esportivos fora-de-série, picapes e utilitários com peso superior a 2300 kg. 

  • A atualização da tabela é feita periodicamente, conforme mais veículos novos tiverem sua reparabilidade estudada pelo CESVI BRASIL. 

  • Os valores da tabela de classificação dos grupos têm como base o valor médio dos sinistros e o índice de reparabilidade. 

Para estabelecer este número, é feito um cálculo que considera os seguintes dados:

•  CDR – Custo da Reparação Dianteira

•  CTR – Custo da Reparação Traseira

•  CTS – Cesta dos Tempos de Substituição

•  CB – Cesta Básica de peças



Eles fazem pequenos crash tests para obterem estas notas.


Abaixo o Ranking para alguns tipos de veículos. Do melhor para o pior como sempre !

Hatchs pequenos

VOLKSWAGENFox (2003 a 2008)Hatch Compacto
10
VOLKSWAGENNovo Gol (2008 a 2008)Hatch Compacto
13
FORDNovo Ka (2008 a 2008)Hatch Compacto
13
RENAULTSandero (2007 a 2008)Hatch Compacto
13
CITROËNC3 (2003 a 2008)Hatch Compacto
14
CHEVROLETNovo Celta (2006 a 2008)Hatch Compacto
15
FIATPunto (2007 a 2008)Hatch Compacto
15
CHEVROLETNovo Corsa Hatch (2002 a 2008)Hatch Compacto
16
FORDNovo Fiesta Hatch (2007 a 2008)Hatch Compacto
18
RENAULTNovo Clio Hatch (2003 a 2008)Hatch Compacto
19
FIATNovo Mille (2004 a 2008)Hatch Compacto
19
PEUGEOT206 5p (2001 a 2008)Hatch Compacto
22
FIATNovo Palio (2007 a 2008)Hatch Compacto
23
PEUGEOT207 5P (2008 a 2008)Hatch Compacto
24
FIATPalio Fire 5P (2004 a 2008)Hatch Compacto
26

Sedans Pequenos


RENAULTLogan (2007 a 2008)Sedan Compacto
13
VOLKSWAGENPolo Sedan (2006 a 2008)Sedan Compacto
13
VOLKSWAGENVoyage (2008 a 2008)Sedan Compacto
14
CHEVROLETPrisma (2006 a 2008)Sedan Compacto
15
CHEVROLETNovo Corsa Sedan (2002 a 2008)Sedan Compacto
17
FORDNovo Fiesta Sedan (2007 a 2008)Sedan Compacto
18
CHEVROLETCorsa Sedan Classic (2000 a 2008)Sedan Compacto
26
FIATNovo Siena (2007 a 2008)Sedan Compacto
29
FIATSiena Fire (2004 a 2008)Sedan Compacto
30

Realmente as fabricas estão se preocupando em oferecer carros com pontos deformáveis melhores em pequenas colisões. Vejam que os projetos mais novos levam em consideração isso. Por conhecidência o modelo com pior desempenho é um dos mais antigos. O Uno não deve ter ficado por ultimo porque suas peças são tão baratas que são vendidas na kitanda do seu Zé.

Hatchs médios

 
FabricanteVeículoCategoriaCAR GroupLink
FIATStilo (2002 a 2008)Hatch Médio
17
CITROËNC4 (2006 a 2008)Hatch Médio
18
FORDFocus Hatch (2001 a 2008)Hatch Médio
19
NISSANTiida (2007 a 2008)Hatch Médio
20
CHEVROLETVectra GT (2007 a 2008)Hatch Médio
20
CHEVROLETAstra Hatch 5p (2003 a 2008)Hatch Médio
26

Faltam divulgar as notas do novo Focus. O Golf não esta aqui porque?

Sedans pequenos

RENAULTMégane (2006 a 2008)Sedan Médio
17
PEUGEOTNovo 307 Sedan (2006 a 2008)Sedan Médio
18
CITROËNC4 Pallas (2007 a 2008)Sedan Médio
19
FORDFusion (2006 a 2008)Sedan Médio
19
FORDFocus Sedan (2001 a 2008)Sedan Médio
20
FIATLinea (2008 a 2008)Sedan Médio
21
CHEVROLETNovo Vectra (2005 a 2008)Sedan Médio
22
NISSANNovo Sentra (2006 a 2008)Sedan Médio
25
CHEVROLETAstra Sedan (2003 a 2008)Sedan Médio
28


Vocês podem ver diretamente no site do Cesvi

Site do Cesvi (clique aqui)


Divulgem este interessante trabalho. Mesmo que seu modelo preferido não seja o primeiro colocado (O que é meu caso)



1 Comentário:

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