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quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Crash tests em veiculos vendidos no Brasil XII

Caminhões x Automóveis


Duelo entre Davi e Golias facilmente encontrado em nossas estradas, este embate desagradável geralmente resulta na morte do motorista do carro pequeno.

No Brasil, país onde praticamente todo o transporte de cargas e passageiros é feito através da malha rodoviária, deveria ser dado uma atenção especial a este "combate". 

O que vem sendo feito para minimizar os efeitos de um acidente entre 2 tipos de veículos tão distintos ? Muitas pessoas, como eu, tem muito respeito aos caminhões nas estradas. Jamais ultrapasso um sem ter condições de segurança plena. Dirigir um caminhão é uma atividade estressante e nem sempre o motorista enxerga o carro pequeno que vem atrás. 

Na Europa os fabricantes tem feito esforços para minimizar qualquer tipo de lesão grave causada por acidentes de trânsito. A Scania desenvolveu um tipo de zona de deformação programada para acidentes com veículos pequenos. Ao bater contra um caminhão geralmente o veículo pequeno é esmagado pois a energia potencial do caminhão é maior e o mesmo não tem zonas de impactos programadas para absorver o choque contra um veículo de menor peso sem destrui-lo completamente. Se o caminhão tem uma zona "macia" ao ponto de absorver o impacto do carro contra o caminhão, evita que o carro se deforme totalmente até o final da desaceleração.

Vejam o vídeo abaixo


Representa bem o que acabei de explicar mais acima. Vejo que o modelo do caminhão é semelhante aos que são vendidos atualmente no Brasil. Mas será que ele contém esta tecnologia ? Será que os carros vendidos aqui suportariam um impacto semelhante ? No teste é utilizado um Saab que é do mesmo grupo da Scania e que são notadamente automóveis seguros, pois a Suécia, seu país de origem, tem regras rigorosas para segurança veícular, mas o que aconteceria se um caminhão destes batesse contra um Gol ou um Celta? 

Alguem tem mais vídeos que mostrem este tipo de teste? 

Se tiverem podem mandar para meu e-mail bluelabel.speedboy@gmail.com

Até amanhã com mais sobre segurança veícular.

1 Comentário:

Eduardo Meireles disse...

Muito bom esse video cara...
dá para lembrar bem daqueles apontamentos de física 1 sobre conservação da energia e quantidade de movimento. rs

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